Casas modulares: 39 famílias receberam moradias da Defesa Civil

Carol Debiasi

Muitas famílias entraram na lista dos órgãos públicos porque perderam suas casas e todos os pertences. Passado a tristeza e o susto do tornado, a Defesa Civil de Santa Catarina iniciou um trabalho de cadastramento dessas pessoas para oferecer casas modulares. Uma estrutura com pouco mais de 39 metros quadrados, dois quartos, sala e cozinha conjugados, banheiro e uma área de serviço. Dois meses após o tornado, a lista continha 74 famílias que poderiam ser beneficiadas, mas o número final foi de 39 casas construídas.

Muitas delas foram erguidas no mesmo terreno onde o vento levou toda estrutura antiga. Poucos moradores optaram por construir em um espaço diferente de onde conviveram com a tragédia. O custo de cada casa girou em torno de R$ 40 mil.

 

Entrega da primeira casa modular

A primeira a ser montada pela equipe foi de seu Vitorino Boff, de 75 anos, que mora com a esposa Maria Tician Boff, de 74 anos, no Bairro dos Esportes há 33 anos. No dia do tornado eles estavam em casa e perderam tudo. A construção da casa foi rápida, cerca de cinco dias, e a inauguração do primeiro imóvel ocorreu em 30 de maio.

2 photo_2015-05-30_14-01-11__grande
Seu Vitorino Boff e a esposa Maria foram os primeiros a receberem a casa modular (Foto: Leticia Faria/Tudo Sobre Xanxerê)

 

Construções simultâneas

Desde então várias equipes construíram as casas simultaneamente. Em agosto, a Defesa Civil de Xanxerê já anunciava a finalização de 32 unidades. Paralelo a isso, a prefeitura realizava licitação para compra de kit mobília. Empresas do município doaram geladeiras, fogões e botijões e o restante dos móveis foram comprados com o dinheiro arrecadado na conta oficial da campanha.

No mês de novembro algumas famílias já recebiam os móveis e o restante aguardavam as empresas vencedoras da licitação realizar a entrega. No kit mobília continha balcões de pias de cozinhas, mesas e cadeiras, beliches, camas, colchões, guarda-roupas e sofás. Para a compra desses kits, foram gastos R$ 89.635,00 sendo que o restante da arrecadação foi destinada a compra de materiais de construção para as demais famílias.

3 a9dec91d4fa9__grande
Cada família que recebeu a casa modular, também ganhou um kit mobília (Foto: Divulgação)

 

Entrega de todas as unidades

As últimas três casas foram erguidas no Bairro Tacca e dos Esportes e, entregues aos novos proprietários no mês de março. Foi prestes a completar um ano da passagem do tornado que essas três famílias puderam retornar para seu espaço habitual e seguir a vida.

DSC_0371
As últimas três casas foram construídas no Bairro Tacca (Foto: Alessandra Villani de Oliveira)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s